segunda-feira, 17 de junho de 2024

FAUSTO

Título Original: Lekce Faust
Diretor: Jan Svankmajer
Ano: 1994
País de Origem: República Tcheca
Duração: 92min
Nota: 9

Sinopse: Através de um mapa, um homem é atraído a um estranho teatro de marionetes, onde acaba envolvido em uma produção da lenda de Fausto.

Comentário: Eu peguei isto passando na TV Cultura no final dos anos 90 e me apaixonei. Nunca havia visto inteiro até agora, mas devo ter visto mais de uma hora de filme na época. Acredito que foi meu primeiro contato com a obra de Goethe, acompanhei uns anos depois quando a peça foi montada na íntegra com o Bruno Ganz (acho que 2001) e fui acabar lendo o livro em 2006. Poder ver inteiro em uma boa qualidade foi uma bela experiência, a maneira como o diretor mistura o livro com o mundo contemporâneo brincando com a metalinguagem do teatro torna este filme único. É divertido ao mesmo tempo que é a mais pura arte. Os efeitos em stop motion e as marionetes dão o toque final, mostrando que a simplicidade é quase sempre o melhor caminho do que as parafernalhas deste mundo de CGI que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário