terça-feira, 25 de junho de 2024

EU, CAPITÃO

Título Original: Io Capitano
Diretor: Matteo Garrone
Ano: 2023
País de Origem: Senegal
Duração: 221min
Nota: 8

Sinopse: Conta a história de dois jovens que saem do Senegal rumo à Europa; uma odisséia contemporânea pelos perigos do deserto, os perigos do mar e as ambiguidades da alma humana.

Comentário: Indicado ao Leão de Ouro e vencedor dos prêmios de Melhor Direção e Ator Revelação para Seydou Sarr no Festival de Veneza. Quando o filme terminou vem aquele sentimento bom que todo filme hollywoodiano usa como forma de te enganar, então fui inundado pelo mesmo sentimento da crítica de várias pessoas de que o filme falha miseravelmente quando mostra a chegada na Europa como uma salvação. Porém, depois de um tempo pensando tive uma outra visão do filme. Eu moro na Europa, vivo e trabalho com muitos africanos que fizeram este caminho do deserto para o mar. Acompanho de muito perto também o sentimento fascista anti-imigrante que só cresce. Acredito que é um filme feito por um europeu para outros europeus, pois qualquer um que mora aqui sabe que a Europa não é uma salvação, portanto o filme serve para que as pessoas criem empatia, entendam o lado do outro como seres humanos. Nisso acho que o filme faz um bom trabalho. O mais louco é ver vários africanos que trabalham comigo, se ferrando muito, mas gastam com roupas de marca para postar fotos no Instagram para a família pensar que eles estão bem, mesmo muitos me relatando que gostariam de voltar para a África, e assim se cria esse mito de que a Europa é muito boa, pois nem os africanos que estão aqui vão dizer o contrário para não preocupar suas famílias. Lógico que há também africanos que estão muito melhor aqui que lá. O ator é realmente incrível, mas o que mais me chamou a atenção foi a trilha sonora composta por Andrea Farri, fazia tempo que eu não via uma trilha tão poderosa. No geral, pensando nessa nova interpretação que me veio, é um filme muito bom.

*Cadastrei o filme no Senegal, porque ao meu ver não se trata em nada sobre a Itália. Ele é falado em Wolof e de italiano só tem o dinheiro da produção e a equipe técnica mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário