sexta-feira, 6 de setembro de 2024

SACRO GRA

Título Original: Saro Gra
Diretor: Gianfranco Rosi
Ano: 2013
País de Origem: Itália
Duração: 91min
Nota: 3

Sinopse: Ao longo de quase dois anos explorando os quase 70 km de rodovias circulares do “Grande Anel Rodoviário”, Gianfranco Rosi traz à tona o cotidiano do cidadão comum, compondo o perfil de um microcosmo nos arredores da Grande Roma.
 
Comentário: Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, o que é completamente incompreensível para mim. Dos grandes festivais, Veneza é o que deu o prêmio máximo para vários filmes que considero muito abaixo da média, mas nenhum que eu tenha desgostado tanto quanto esse. Eu juro que tentei, mas mesmo tendo assistido inteiro, o filme não criou absolutamente nenhuma conexão comigo, não me disse absolutamente nada, coisas completamente desconexas e vazias foi o que assisti ao longe de uma hora e meia. Sim, a parte técnica e as imagens são lindas em vários momentos, e mesmo tendo algumas cenas que salvam (o pescador de enguia e o cara que escuta os besouros), são ínfimas dentro do todo. O cara que tem conexões de trabalho com a Lituânia foi das coisas mais bizarras do filme, dá até vergonha. Achei que seriam personagens com ligações com o Grande Anel Rodoviário, mas nem isso, não conexão, coesão ou uma mensagem. Daqueles filmes pseudo-cults feitos para inflar egos da área cinematográfica ou sei lá. Muito ruim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário