terça-feira, 17 de setembro de 2024

EU NÃO ME IMPORTO SE ENTRARMOS PARA A HISTÓRIA COMO BÁRBAROS

Título Original: Îmi Este Indiferent Daca în Istorie Vom Intra ca Barbari
Diretor: Radu Jude
Ano: 2018
País de Origem: Romênia
Duração: 138min
Nota: 8

Sinopse: Uma artista recebe financiamento para encenar um espetáculo sobre uma batalha de guerra na Romênia e recebe críticas dos produtores por incluir um retrato realista do tratamento dado aos judeus por seu país durante a Segunda Guerra Mundial.
 
Comentário: Achei a narrativa até a metade meio entrecortada demais, não te prende muito, porém quando o filme passa da metade você já está completamente fisgado, se desenvolve melhor quando deixa de focar muito no relacionamento que não leva a lugar nenhum da diretora com o piloto. O espetáculo e a relação com o seu entorno é muito interessante, o comportamento fascista tosco de muitos romenos é nítido quando se convive com eles, e eu convivo com vários no meu local de trabalho. Radu Jude faz um belo filme aqui e já desponta como um dos grandes diretores europeus deste século, não há um filme mais ou menos que eu tenha assistido dele. O elenco também está espetacular, com diálogos afiadíssimos em momentos chaves. No final fica a reflexão e a explicação muito nítida do porque a Europa está como está hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário