sábado, 21 de setembro de 2024

NUNCA DEIXE DE LEMBRAR

Título Original: Werk Ohne Autor
Diretor: Florian Henckel von Donnersmarck
Ano: 2018
País de Origem: Alemanha
Duração: 189min
Nota: 9

Sinopse: Kurt Barnert (Tom Schilling) é um artista alemão que conseguiu escapar da Alemanha Oriental. Agora, ele vive seus dias na Alemanha Ocidental, mas ainda assim é atormentado pelos traumas da sua infância sob o regime dos nazistas e da República Democrata Alemã (RDA).
 
Comentário: Indicado ao Leão de Ouro e vencedor de outros dois prêmios fora da competição principal no Festival de Veneza, foi também indicado a dois Oscars. Primeiramente quero deixar registrado que essa sinopse dada ao filme não faz nenhum sentido, já que ele parte da Alemanha Oriental para a Ocidental já praticamente depois de duas horas de filme. O filme é uma biografia, bem fiel pode-se dizer em relação aos fatos pelo menos, do grande pintor Gerhard Richter, provavelmente todos os nomes foram trocados por não ter sido autorizado pelo mesmo. Para título de curiosidade, o médico se chamava Henry Eufinger e morreu sem ser responsabilizado por nada, Richter só veio a saber da relação de seu ex-sogro (pois se separou da esposa em 1982) com sua tia depois da publicação de um artigo no jornal Tagesspiegel em 2004. Os quadros mesclando fotografias não são exatamente como no filme, mas na mesma coleção havia foto da tia e do sogro em outro quadro. Fui descobrir que se tratava da biografia de Richter depois de duas horas de filme quando aparece o Joseph Beuys (usando o nome de Antonius van Verten), foi então que ligou todos os pontos na minha cabeça, Beuys é disparado meu artista preferido, sou meio obcecado pela obra dele e já escrevi alguns textos sobre seu trabalho e maneira de pensar. O bombardeio de Dresden, mostrado no filme, é considerado talvez o pior bombardeio depois das bombas no Japão durante a Segunda Guerra e foi retratado por Kurt Vonnegut, um sobrevivente, no livro Matadouro Cinco. No geral gostei muito do filme, achei que as horas passaram voando. Richter produziu coisas bem mais interessantes no período posterior ao filme e hoje ainda está vivo com seus 92 anos.

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