terça-feira, 26 de dezembro de 2023

FECHAR OS OLHOS

Título Original: Cerrar los Ojos
Diretor: Víctor Erice
Ano: 2023
País de Origem: Espanha
Duração: 162min
Nota: 10

Sinopse: Um ator espanhol desaparece durante as filmagens de um filme. Embora seu corpo nunca tenha sido encontrado, a polícia conclui que ele sofreu um acidente à beira de um penhasco. Muitos anos depois, o mistério retorna aos dias atuais.
 
Comentário: Filme que teve sua estreia no Festival de Cannes fora de competições. Começando agora a assistir aos filmes do ano de 2023 já posso dizer que este conseguiu superar o Céu Vermelho do Petzold na primeira posição. Que filmaço! Amei tudo, que roteiro bem escrito, cheio de detalhes (a epígrafe do Paul Nizan no livro do personagem principal praticamente preenche um monte de lacunas). Um amigo me indicou o filme dizendo que lembrou de mim por toda a película, fui correndo assistir e realmente minha identificação com o personagem do diretor é fulminante, até o cachorro dele remete ao meu falecido Truffaut. O filme simplesmente me arrebatou e digo que foi uma das melhores coisas que assisti nos últimos anos. É o que o cinema contemporâneo tem de melhor, por isso que jamais concordarei com o Greenaway de que o cinema está morto. Não conhecia o diretor e já quero assistir tudo dele. Não vou dar mais detalhes senão estrago o filme para quem for assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário