segunda-feira, 29 de julho de 2024

EM SEGREDO

Título Original: Grbavica
Diretora: Jasmila Zbanic
Ano: 2006
País de Origem: Bósnia e Herzegovina
Duração: 90min
Nota: 7

Sinopse: Mulher e filha adolescente vivem em Sarajevo, no pós-guerra dos Balcãs. Assim como a cidade, tentam reconstruir suas vidas depois da violência que sofreram. A menina pensa que seu pai é um herói de guerra, mas a verdade sobre ele vem à tona.


Comentário: Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Confesso que esperava mais, já que o outro filme que assisti da diretora (Quo Vadis, Aida?) é um dos filmes mais arrebatadores que assisti na minha vida. É muito inferior ao filme mais recente da diretora, há cenas e narrativas que funcionam muito bem, mas há coisas que parecem perdidas e que não acrescentam nada. Filme de estreia da Luna Zimic Mijovic, que chegou até a quebrar a perna fazendo a cena da briga no futebol, ela realmente um dos pontos altos. A história do filme tem muito haver com alguém que me envolvi na minha vida, por isso acho que me tocou mais do que a maioria dos espectadores. O "segredo" do filme é muito óbvio desde o começo, portanto achei desnecessário deixar a revelação só para o final, podiam ter trabalhado mais o debate de tudo. Um bom filme, já mostrava a competência que a diretora iria atingir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário