domingo, 14 de janeiro de 2024

LUZ NATURAL

Título Original: Természetes Fény
Diretor: Dénes Nagy
Ano: 2021
País de Origem: Hungria
Duração: 103min
Nota: 8

Sinopse: Segunda Guerra Mundial, ocupada a União Soviética. István Semetka é um simples fazendeiro que serve como subtenente em uma unidade especial de reconhecimento de grupos partidários. Quando seu comandante é morto, Semetka precisa superar seus medos e assumir o comando da unidade enquanto é arrastado para um caos que não pode controlar. Baseado no romance homônimo de Pál Závada.
 
Comentário: Indicado ao Urso de Ouro e vencedor do Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Berlim. Fui assistir pensando que ia gostar bem menos do que acabei gostando. Apesar do ritmo o filme passou muito rápido para mim. O prêmio de melhor diretor se justifica, imagens lindíssimas. Em um mundo onde os horrores mostrados no filme ainda são bem costumeiros (não vamos esquecer o Massacre de Odessa inclusive celebrado por alguns políticos ucranianos que continuam no poder) é interessante ver o personagem preservando sua humanidade se mantendo distante de tudo que está acontecendo ao redor dele, me identifiquei em vários níveis com o personagem. A falta de diálogo, para mim, ajudou a manter o clima do filme: denso, claustrofóbico e desumanizador. Um filme que me entregou mais do que prometia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário