terça-feira, 16 de janeiro de 2024

GRITOS E SUSSURROS

Título Original: Viskningar Och Rop
Diretor: Ingmar Bergman
Ano: 1972
País de Origem: Suécia
Duração: 92min
Nota: 10

Sinopse: Quando uma mulher que morre de câncer no início do século XX, na Suécia, é visitada por suas duas irmãs, sentimentos reprimidos entre elas emergem à superfície.
 
Comentário: Vencedor de um tal Grande Prêmio Técnico no Festival de Cannes (não me perguntem que prêmio é este, não tenho ideia, deve ter sido um prêmio especial daquele ano) e indicado a 5 Oscars (vencedor de Melhor Direção de Arte). Não pude estar com minha irmã quando ela faleceu e este filme me abriu várias feridas, foi bem difícil para mim assisti-lo. Achei um filme grandioso do diretor, que conseguiu combinar tudo aquilo de melhor que ele foi construindo até aqui em sua carreira. Tudo funciona, o clima claustrofóbico, a construção das personagens, o vermelho predominante. Harriet Andersson brilha como nunca, tanto que consegue ofuscar Liv e Ingrid. Os 15 minutos finais é simplesmente catártico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário