quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

KOBANÊ

Título Original: Kobanî
Diretor: Özlem Yasar
Ano: 2022
País de Origem: Curdistão
Duração: 158min
Nota:  10

Sinopse: Apesar de estar em desvantagem numérica e sem armas suficientes, uma lutadora curda guia seus companheiros revolucionários do YPG para defender sua cidade, Kobanê, da ameaça mortal do ISIS. Uma história real de guerra, sacrifício, amor e esperança.
 
Comentário: Eu odeio a palavra "terrorismo", acho ela sempre muito mal utilizada, mas fica difícil classificar o ISIS como alguma outra coisa. Não quero deixar o comentário aqui como um texto político enaltecendo meu amor e ligações com Apo e o YPG, portanto vou tentar me ater a película. O filme, realizado até onde eu sei, em Rojava impressiona pela qualidade enorme, tanto técnica, elenco, efeitos, simplesmente tudo. Sabendo dos recursos mínimos que eles têm perto de uma produção americana, é simplesmente maravilhoso de assistir.  Emociona e aquece o coração de qualquer um que acredita na revolução. Achei ótimo o desfecho enaltecendo a luta curda e desconstruindo a vitória sob condições da ajuda internacional aérea (que foi importante sim, mas veio tardia). Os olhos encheram de lágrimas nas cenas reais finais mostrando os companheiros martirizados e Heval Masîro que continua a luta. Um filme que se faz necessário para levar a luta curda, que eu considero a revolução mais importante em curso hoje no planeta, para as pessoas que a desconhecem. A virada começou logo ali, em Kobanê.

O filme foi colocado inteiro com legendas no YouTube por pessoas ligadas a organizações da luta curda: LINK AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário