quinta-feira, 23 de junho de 2022

MARINHEIRO DAS MONTANHAS

Título Original: Marinheiro das Montanhas
Diretor: Karim Aïnouz
Ano: 2021
País de Origem: Brasil
Duração: 98min
Nota:  10

Sinopse: Ainouz se baseou na história de seus pais, Iracema, uma brasileira, e Majid, um argelino, que se conheceram nos Estados Unidos. Eles se separaram em 1965, quando ele retornou à Argélia e ela, ao Brasil, grávida. Karim só conheceu o pai aos 18 anos. O filme é um inventário afetivo dessa relação.

Comentário: Karim Aïnouz foi galgando posições até se tornar meu diretor nacional favorito e neste filme ele só se firmou ainda mais nesta posição. É um filme extremamente pessoal, uma espécie de documentário com doses de Malick. Me atingiu em cheio os diálogos com a mãe falecida, a construção de memórias e sonhos, as imagens lindíssimas e hipnóticas e também os paralelos que se formam entre o Brasil e a Argélia, fizeram deste filme uma tremenda experiência sensorial e intima. Não é um filme fácil, não há um fio narrativo ou um ápice, nem sequer há uma história, portanto entendo os inúmeros espectadores que não se sentiram conectados com a película, acho que vai da experiência de vida de cada um, mas para mim funcionou perfeitamente, me atingiu em cheio e me vi com os olhos úmidos durante praticamente toda a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário