segunda-feira, 11 de março de 2024

PROFISSÃO: REPÓRTER

Título Original: Professione: Reporter
Diretor: Michelangelo Antonioni
Ano: 1975
País de Origem: Espanha
Duração: 126min
Nota: 10

Sinopse: Um correspondente de guerra frustrado, incapaz de encontrar na guerra o que lhe foi pedido para cobrir, toma o caminho arriscado de apropriar-se da identidade de um conhecido traficante de armas morto.
 
Comentário: Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Pensa em um cara que amava a vida que tinha (hahahahaha) e não foi deixado em paz pela mulher nem depois de morto. Assisti este filme quando era um adolescente em uma coleção de VHS lançado por um jornal. Já havia amado (é, eu era um garoto estranho) e agora acho que amei mais ainda. Um filme com personagens completamente perdidos, rumo a lugar nenhum em uma Espanha em seus últimos momentos da ditadura franquista. Talvez o movimento sem sentido de todos os personagens represente a falta de sentido na guerra. Adoro o ritmo que a película toma depois que Maria Schneider aparece, ao contrário de muitos críticos. Antonioni é mestre, sei que não é o tipo de filme para todo mundo, mas eu acho incrível. A cena final então, nem preciso falar, né?  Talvez meu filme preferido com Nicholson.

Nota: Registrei o filme como espanhol, já que se passa a sua maior parte na Espanha. Não vi sentido em cadastrar como italiano, mesmo sendo uma produção italiana e tendo o diretor italiano, já que não tem nenhuma cena na Itália e nem um diálogo em italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário