domingo, 12 de novembro de 2023

AMONITA

Título Original: Ammonite
Diretor: Francis Lee
Ano: 2020
País de Origem: Inglaterra
Duração: 117min
Nota: 7

Sinopse: Na Inglaterra de 1840, a aclamada, mas ignorada caçadora de fósseis, Mary Anning e uma jovem enviada para convalescer à beira do mar desenvolvem um relacionamento intenso, que altera suas vidas para sempre..
 
Comentário: Um dos filmes selecionados para a Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano em que não ocorreu devido a pandemia. O filme é bom, achei a entrega das atrizes as personagens bem intenso, o diretor também é competente na parte técnica e o desfecho da cena final é arrebatador. Estive no Museu de História Natural em Londres em março deste ano de 2023, apesar de morar na Inglaterra fui para Londres pouquíssimas vezes, estando lá me indignei com o destrato dado ao Alfred Russel Wallace, mas me chamou a atenção um mural contando toda a história de Mary Anning (que não conhecia) e pesquisei sobre ela na época. Meu espanto ao ir assistir esse filme sem saber nada a respeito e ver que era sobre esta escavadora de fósseis, porém o filme me causou certa indignação. Explico. Não tenho problema nenhum do diretor ter inventado fatos para contar uma história, acho até legal isso, mas me incomoda quando uma pessoa real é retratado com uma personalidade completamente diferente: Anning não era uma pessoa reclusa e retraída, muito pelo contrário, era atuante em sua comunidade e rodeada de pessoas no âmbito social. Acho que mudar quem uma pessoa foi um certo desrespeito, por isso perdeu um pouco de nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário