sexta-feira, 16 de junho de 2023

FILHAS DO SOL

Título Original: Les Filles du Soleil
Diretor: Eva Husson
Ano: 2018
País de Origem: Curdistão
Duração: 111min
Nota:  10

Sinopse: Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na revolução do país. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, muda a vida de ambas permanentemente.
 
Comentário: Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O filme é baseado no contato que a jornalista americana Marie Colvin teve com um grupo de mulheres do YPJ (Unidade de Proteção das Mulheres), um dos braços da revolução marxista apoísta que trouxe liberdade para inúmeras mulheres ao combater o Daesh (ISIS) na região. Achei o filme lindo demais, Golshifteh Farahani dá um show na atuação roubando todo o filme para si. As pessoas que reclamam do 'dramalhão' do filme é porque não tem a menor noção da realidade do que ocorre nessas regiões hoje, digo até que o filme pegou leve. O ISIS é das coisas mais abomináveis da humanidade, até quando iremos fechar os olhos para as atrocidades financiadas inclusive com apoio velado do governo turco de Erdogan? A cena dos créditos finais é de encher o olho de lágrimas. O povo curdo da região de Rojava é uma das poucas coisas hoje que me dão esperança na humanidade. Filmaço!

PS: Cadastrei como um filme do Curdistão, como faço com vários dos filmes aqui. Apesar de ser uma produção francesa, são poucos os diálogos em francês e toda a ação se passa no Curdistão, que é reconhecido como um país aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário