domingo, 19 de abril de 2020

TROPA DE ELITE

Título Original: Tropa de Elite
Diretor: José Padilha
Ano: 2007
País de Origem: Brasil
Duração: 114min
Nota: 7

Sinopse: 1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

Comentário: Acho que eu era o único brasileiro que não tinha visto este filme, lembro que naquele ano fui em um cinema vagabundo assistir ao filme Planeta Terror do Robert Rodriguez e era possível ouvir perfeitamente ao áudio do filme Tropa de Elite da sala ao lado. O filme é bom, mas não achei tudo isso, ele cumpre o que promete. A direção não é das melhores e nem o Wagner Moura, que é um puta de um ótimo ator, consegue ter uma atuação de alto nível. Cenas forçadas e violência gratuita onde podia melhorar a discussão que o filme se propunha. Não me espanta que tanta gente não tenha entendido o filme, retrato de um Brasil semianalfabeto que achou que o filme é sobre um bando de policiais super-heróis. O filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlin, que é um baita feito, e acho que ajudou a fomentar a produção de filmes nacionais na época. Nunca tive vontade de ver, mas valeu a pena a assistida, há boas sacadas e interessantes reflexões em alguns momentos. Ajudou a lembrar que preciso terminar o Vigiar e Punir do Foucault.

Nenhum comentário:

Postar um comentário