sábado, 31 de dezembro de 2022

ENCONTROS

Título Original: Inteurodeoksyeon
Diretor: Hong Sang-soo
Ano: 2021
País de Origem: Coréia do Sul
Duração: 65min
Nota:  9

Sinopse: Um jovem sonha em se tornar ator, mas tem medo de precisar beijar outras mulheres em cena e criar problemas com a namorada. Uma jovem sonha em se tornar estilista, mas tem receio de morar junto da colega, uma pintora famosa e mais bonita do que ela. Ambos se opõem aos planos profissionais de suas mães, que imaginam um futuro diferente para eles.
 
Comentário: Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim. Eu amo cada vez mais a subjetividade do diretor que aqui alcança um pico mais estratosférico. Como o próprio título original já nos informa (Introdução), a narrativa é entrecortada, serve apenas como introdução para a história real que não nos é apresentada, ou seja, a história não está no filme. Temos vislumbres de meras introduções. Como escritor, isso colocou meu cérebro a mil, tentando preencher lacunas. Cinema de altíssima qualidade nesse sentido narrativo, dando um murro na cara do cinema mastigado de massa. As nuances e pistas permeiam por todas as "introduções". O que é real e imaginado? O que cada personagem carrega em sua alma? Qual a verdadeira história de cada um deles? Se o telespectador souber embarcar na experiência que o diretor se propõe, não irã se decepcionar... mas a proposta não parece ser tão simples assim.


quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

UM TERNO DE CASAMENTO

Título Original: Lebassi Baraye Arossi
Diretor: Abbas Kiarostami
Ano: 1976
País de Origem: Irã
Duração: 59min
Nota:  8

Sinopse: Uma mulher encomenda um terno de um alfaiate para que seu jovem filho possa ir ao casamento da irmã. O aprendiz do alfaiate, junto com dois outros meninos que trabalham no mesmo edifício, bolam um plano para usar o terno durante uma noite e entregá-lo na manhã seguinte sem que ninguém os descubra.

Comentário: Em um Irã pré revolução, temos aqui mais uma vez o olhar de Kiarostami sob a ótica da infância em uma Teerã que não poupa os mais jovens da vida adulta. Há elementos do "Experiência", porém este é mais dinâmico. O diretor trabalha aqui muito bem o ritmo da história, criando suspense e sentimentos diversos. Há um amadurecimento nítido em relação a seus trabalhos anteriores, porém uma conexão muito forte entre eles também. É um fragmento de história, há fatos anteriores e com certeza haverá consequências posteriores, é isto que gosto no diretor.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

OS BANSHEES DE INISHERIN

Título Original: The Banshees of Inisherin
Diretor: Martin McDonagh
Ano: 2022
País de Origem: Irlanda
Duração: 114min
Nota:  10

Sinopse: Dois amigos de longa data se encontram em um impasse quando um deles termina abruptamente o relacionamento, com consequências alarmantes para ambos.
 
Comentário: Indicado ao Leão de Ouro e vencedor do melhor roteiro no Festival de Veneza. O filme é tristíssimo e consegue ter um pouco de tudo em suas entrelinhas, me identifiquei com praticamente todos os personagens (com exceção do policial) que têm muito a dizer. Banshee é uma criatura do folclore irlandês que prenuncia a morte de um membro da família com um grito (eu ouvi esse grito, que provém de um pássaro noturno muito grande que eu vi voando, dias antes da morte da minha irmã). Para mim, um dos melhores filmes do ano, tudo nele funciona, atuações brilhantes de todo o elenco, direção bucólica condizente e um roteiro cheio de nuances brilhantes que exploram a cultura irlandesa hoje já tão esquecida pelos próprios. Definitivamente meu tipo de filme: a frase "Não há como superar certas coisas. E eu acho isso bom." veio para lavar minha alma me dando praticamente um motivo para viver. Filme necessário!

domingo, 25 de dezembro de 2022

ARGENTINA, 1985

Título Original: Argentina, 1985
Diretor: Santiago Mitre
Ano: 2022
País de Origem: Argentina
Duração: 141min
Nota:  9

Sinopse: O filme “Argentina, 1985” relembra o histórico julgamento que condenou, em tempo recorde, vários ditadores que perseguiram, torturaram e mataram os que se opunham ao governo durante o período em que os militares estiveram no poder. Embora seja um filme de ficção, se baseia na história real dos promotores Julio Strassera (Ricardo Darín) e Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani).
 
Comentário: Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza, um filme extremamente necessário nos dias de hoje com o fascismo se inflando não só na América do Sul, mas no mundo. O filme tem aquele ritmo clichê de filme de tribunal hollywoodiano, mas consegue se manter fiel a sua identidade sul-americana. Eu chorei muito em alguns relatos de tortura, eu meio que morro como ser humano toda vez que penso no a espécie é capaz de fazer com outra pessoa, no quão fundo do poço é possível chegar, para no final pensar "podia ser o Brasil", podíamos ter julgado nossos monstros, mas nada fizemos. Foi um carrossel de emoções fortes. Ricardo Darín não precisa provas que é um dos maiores atores de sua geração, mas aqui o faz de novo. Apesar de ser um filme longo, nem senti passar.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

NOSTALGIA

Título Original: Nostalgia
Diretor: Mario Martone
Ano: 2022
País de Origem: Itália
Duração: 117min
Nota:  7

Sinopse: Após 40 anos de ausência, Felice retorna à sua cidade natal: Nápoles. Ele redescobre os lugares, os códigos da cidade e um passado que o corrói.
 
Comentário: Filme indicado a Palma de Ouro em Cannes, com uma direção bastante competente do Martone, mas o que vale realmente é mais uma excelente atuação de Pierfrancesco Favino, provando que é um dos grandes atores italianos da sua geração. A película tem belos momentos, as cenas do personagem principal com a mãe são lindíssimas, o desenvolvimento caminha bem e o desfecho, apesar de não ter me agradado tanto, faz a gente pensar por dias. O que me deixou decepcionado com o filme foi exatamente a falta de aproveitamento narrativo na cena que era para ser a mais importante do filme, onde há o encontro dos personagens antagonistas. O filme é bom, mas faltou entregar algo que poderia ser muito melhor.

sábado, 17 de dezembro de 2022

RODA DO DESTINO

Título Original: Gûzen to Sôzô
Diretor: Ryûsuke Hamaguchi
Ano: 2021
País de Origem: Japão
Duração: 121min
Nota:  10

Sinopse: Um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução fracassada e um encontro que resulta de um mal-entendido são os três episódios, contados em três movimentos para retratar três personagens femininas e traçar a trajetória entre suas escolhas e arrependimentos.
 
Comentário: Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim. Filme simplesmente maravilhoso, daqueles que toca em algo particular seu a todo momento. Confesso que tive que parar de assistir da primeira vez, pois a primeira história era cheia de gatilhos que me fizeram mal na minha vida, depois enfrentei o filme de novo e foi maravilhoso. Achei alguns artifícios de desfecho na primeira e na segunda história desnecessários, mas segue o baile. Elenco fantástico e direção perfeita. Dizem que o Hamaguchi dirigiu os dois melhores filmes de 2021, achava exagero, mas hoje confesso que acho algo bem palpável.

sábado, 10 de dezembro de 2022

SÃO SEUS OLHOS TRISTES

Título Original: São Seus Olhos Tristes
Diretor: Antônio Rafael
Ano: 2022
País de Origem: Brasil
Duração: 8min
Nota:  9

Sinopse: Filme realizado dentro do curso de Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe, sobre as condições que levaram a avó e a mãe do realizador à morte...
 
Comentário: Que pedrada! É até difícil escrever algo mais além disso... o curta é isso. Direto ao ponto, rápido e direto na jugular onde dói. Pensar que a mãe do diretor era mais nova que eu... enfim, faz a gente pensar em tantas coisas. Mexe com a gente, não sei se com todo mundo é assim, mas comigo mexeu demais em fantasmas que eu tento deixar escondidos de olhares alheios. A depressão me acompanhou toda a vida e hoje a vejo como uma doença do capitalismo, difícil fugir dela quando não vivemos alienados. Achei que já que era para meter o pé na porta e abrir o coração, faltou um pouco mais de tempo para trabalhar isso, de resto o curta é impecável.