sábado, 26 de fevereiro de 2022

LA GOMERA - A ILHA DOS ASSOBIOS

Título Original: La Gomera
Diretor: Corneliu Porumboiu
Ano: 2019
País de Origem: Romênia
Duração: 97min
Nota:  8

Sinopse: História de um policial romeno que tem a missão de libertar um empresário desonesto da prisão, que envolve o aprendizado da linguagem local codificada, conhecida como El Silbo.

Comentário: Que filme divertido, me espantou ver tanta gente falando mal. Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes, não se encaixa muito no perfil da premiação e talvez por isso o pessoal tenha torcido o nariz. Tem uma linguagem mais de filmes comerciais, porém é muito bem construído, com um ritmo que nao decepciona e contado de maneira não linear, com um pé em Tarantino, mas nem um pouco pretensioso. Vlad Ivanov está muito bem no papel do policial corrupto e Catrinel Marlon parece saída de um filme do 007. Acho que o final podia ter ficado mais aberto, em um estilo "Antes do Amanhecer", talvez o desfecho fechado seja o pior que o filme entrega, mas valeu a assistida para mim. Belíssima trilha sonora!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

UM HERÓI

Título Original: Ghahreman
Diretor: Asghar Farhadi
Ano: 2021
País de Origem: Irã
Duração: 128min
Nota:  10

Sinopse: Rahim está na prisão devido a uma dívida que não pôde pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da soma. Mas as coisas não correm de acordo com o plano.

Comentário: Vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes, é um Farhadi em sua melhor forma. O filme consegue debater e criar reflexões sobre diversos assuntos em suas duas horas. É uma crítica a sociedade iraniana, mas também é uma crítica a sociedade imediatista da internet e smartphones, onde a cada momento sua história pode ser alterada. É uma crítica a mídia e a própria sociedade do entretenimento. O filme conseguiu me deixar nervoso como em todos do diretor, e é definitivamente o filme que tem mais a dizer coisas de toda a carreira do mesmo. Os atores estão ótimos e há cenas que vão desde a tensão, humilhação, raiva, agonia... e por aí vai. A parte técnica eu nem preciso dizer, ótimas atuações e um roteiro que trás muitas coisas nas entrelinhas para quem for atento. Não vou falar mais para não dar spoilers. Me espanta o filme ter sido completamente esnobado no Oscar, mas quem é que liga para essa premiaçãozinha?

sábado, 5 de fevereiro de 2022

CÃES NÃO USAM CALÇAS

Título Original: Koirat Eivät Käytä Housuja
Diretor: J.-P. Valkeapää
Ano: 2019
País de Origem: Finlândia
Duração: 100min
Nota:  8

Sinopse: Juha perdeu sua esposa em um acidente de afogamento. Anos depois ele ainda se sente entorpecido e incapaz de se conectar com as pessoas. Conhecer Mona, uma dominatrix, muda tudo..

Comentário: O filme me lembrou bastante o mexicano Ano Bissexto, apesar de ser uma versão mais pop, pois sua contraparte latina é mais crua, pesada e triste. Não significa que este filme não tenha seus momentos de crueza, peso e tristeza, mas é esteticamente mais bonito, tem um certo padrão de filme americano. As cenas de Juha tentando se prender as memórias da esposa são tristíssimas. Os atores fazem o filme funcionar, a dupla, por mais estranha que pareça conseguiu forjar uma química legal. Há muita coisa que ficou aberta e que podia ser mais bem trabalhada em inúmeros pontos, a relação de Juha com a filha é só uma delas. O desfecho me deixou com sentimentos divididos, mas deu pra entrar no clima. O filme só se perde quanto tenta emular alguns pontos do cinema hollywoodiano, no restante fez um bom filme. Krista Kosonen rouba as cenas em que aparece, uma atriz que merece muito mais do que ser figurante de Blade Runner.